domingo, dezembro 09, 2007

Desabafo para a sociedade imobilizada


Sexta-feira, ando as voltas com a barba de volume inflacionado, pequeno cuidado com a minha imagem normalmente descuidada. Roubo perfume ao meu cunhado (vida de jovem não deixa dinheiro para tudo) e saio de casa rapidamente
No comboio que me leva até uma amiga tento descortinar até que ponto será “sagrada” a “família” que irei ver.
Sempre gostei de teatro, fascinam-me o contacto visual que é mantido entre actor e público, a entrega a um papel e reacção instantânea de quem assiste. Ao longo dos anos em que sobrevivi (ainda não encontrei a forma de realmente viver) neste mundo tive o privilégio de assistir a bons e maus desempenhos em cima de um palco. Textos simples, sem sentido, cómicos, melodramáticos, sem conteúdo, dramáticos, pseudo cómicos ou complexos foram-me servidos dentro de salas de teatro. Só uma coisa nunca mudou, a falta de publico!
Por este motivo não me surpreende que ao entrar na sala do Cine-teatro Passos Manuel este esteja despido de publico. Um senhor na 3ªfila, outro na quinta, eu, a Joana, a sua mãe e umas duas mãos cheias (a ser simpático) de pessoas atrás de mim. Um povo que se abstrai da cultura é um povo que se deixa corroer pelas vísceras manipuladoras da normalidade e do ócio, deixando-se prender no facilitismo. Porém não quero que isso me afecte e embrenho-me deliciado na peça. “Quero voar!” e quero que a mim a gravidade não me afecte, vaguear por entre ruas bibliotecas, pessoas e salas de espectáculo.
Mas para já estou aqui, a peça acabou ficou o sorriso, a cabeça apoia-se na almofada, o olhar no vazio. Mas a mente, essa centra-se na incompreensão. São 3horas da manha e escavo o meu discernimento de forma a entender para que precisamente agora estejam milhares de pessoas dentro das discotecas deste país, “dançando”, embebedando-se, entregando-se a algo que desconheço o interesse. E será que a totalidade de pessoas que foram hoje aos teatros desta nação encheriam uma só discoteca? Isto entristece-me no entanto hoje não me vou acomodar a esta questão não quero aceitar que “os portugueses dancem melhor do que pensam” nem que “haver mais discotecas que bibliotecas” seja uma consequência desse facto.
Sim é verdade a divulgação é pouca, não existe apoio dos média à nossa cultura, os grupos de teatro, novas bandas, artistas debatem-se com grandes dificuldades de promover o seu trabalho. Mas questiono cada pessoa que ler este texto, quantas vezes procuram vocês a cultura? Quantas vezes utilizam aquele meio que é a Internet para saber que peça, concerto ou exposição há nesse dia?
Após responderem a essa questão peço a todos, deixem de estar enterrados num sofá com o telecomando como vosso melhor amigo. Uma vez por mês por troca de gastarem dinheiro em bebidas numa discoteca como fazem todas as semanas, vão ver uma peça (de certo ficarão satisfeitos) ou então comecem a noite pela peça e depois vão na mesma à discoteca. Para os mais velhos deixem lá o clube do vosso coração em paz (o dinheiro dos bilhetes dá para assistir a muitas peças ou concertos). Procurem informação sobre exposições, ainda por cima a maior parte dela não se pagam, não caiam no facilitismo e procurem a cultura!

Não interpretem isto como um sermão, é apenas a mensagem de alguém que acredita que qualquer um pode ser culto (eu ainda não o sou) se assim o quiser. Não vivemos num país fácil para o ser, mas isso ainda vos vai trazer mais gozo quando assistirem a um bom espectáculo como este que assisti nesta sexta feira à noite.


Cumprimentos para todos aqueles que lutam pela aculturação deste povo! Parabéns aos membros do grupo de teatro Arama pelo desempenho.

E um beijo especial para todo HMP, para a Joana que lentamente entra para este grupo restrito no canto esquerdo do meu peito. E para o grupo de teatro amador Tic-Tac ao qual orgulhosamente pertenço.

Demónio

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Lábios de Caprichos disse...

sociedade, talvez poucos se adequem a tal palavra. E cultos? realmente não o somos, e poucos são os que conseguirão sê-lo.

Ñ sou desencorajadora ou pessimista, simplesmente, ao olhar em redor deparo-me com um país/Mundo q tende à mediocridade e ao conservadorismo!


Parabéns pelo texto e pela defesa deste belo tema! ;)