segunda-feira, junho 18, 2007

Sociedade Imobilizada-Capitulo II - Adultos



Teclar doentio ecoa nos meus ouvidos, levanto-me da cadeira lentamente e esfregando os olhos. Noites mal dormidas, devido a uns tais de exames nacionais, e o incenso que paira no ar não me permitem descortinar de onde vem este ruído doentio…saio então de casa, o meu corpo sonambulamente desloca-se enquanto penso que estarei a fazer? O som parece ter desaparecido mas sempre que volto para trás ele retorna…”mas que raio se passa?

Começo a espreitar as janelas dos meus vizinhos, num acto involuntário mas necessário e então percebo de onde vem o teclar.

Ordens de humanos transformados em gado ovino, por uma sociedade manipuladora, mudam sem aparente sentido o canal das suas televisões. Vejo que um sorriso triste invadiu os seus rostos e penso que a humanidade, em especial esta nossa sociedade portuguesa à qual tenho mais acesso tornou-se bolimica, comendo toda porcaria de informação…mas não a chegando a tratar.

É deprimente ver que aqueles que tanto criticam a juventude por estar estagnada, imobilizada estejam sentados num sofá enquanto os seus sonhos de juventude vão sendo desfeitos.

Já provei concordar com essas pessoas no que diz respeito à sua opinião sobre os jovens, porém esta sociedade encontra-se imobilizada mais por causa dos adultos que dos jovens.

Foram os adultos de hoje que criaram este sentimento de que tudo tem que ser seguro, de que mais vale uma barriga cheia sem espírito do que um espírito esfomeado, os jovens de hoje permanecem deitados na cama assistindo aos morangos com açúcar enquanto na rua alguns “marcianos” protestam contra a incoerência dos processos de elaboração dos exames porque foi esta a educação que receberam. Os pais de hoje não ensinam os seus filhos a lutarem pelos sonhos antes preferem educa-los para um ciclo que acreditam ser racional, os seus filhos antes de nascerem já estão programados para estudarem, tirarem um curso com muita saída (se isso existisse), casarem e terem filhinhos de modo que gerações de carneiros imobilizados continuem a ser elaborados nesta enorme fábrica

E assim o homem vai voltando a ser um animal selvagem que apenas luta pela sobrevivência, e procria…a tal “besta sadia” que Pessoa falava….

Gostava de conseguir perceber porque esta atitude dos adultos, porque criam os vossos filhos assim? Porque não lutam pelos vossos sonhos? Ao fim de contas vocês viveram uma revolução, tiveram tudo para sonharem e concretizarem os sonhos, mas preferiram viver no medo substituindo a ditadura política, por uma ditadura mental…não percebo…não percebo esta Sociedade imobilizada!


Cumprimentos a todos, pedimos perdão pela demora deste segundo capitulo, mas somos jovens que tem que ultrapassar os exames, ser activistas mostrando as nossas convicções de varias formas e nalguns casos ainda cuidar das tarefas domesticas…por vezes alguma coisa cede. Abraço a todos e por favor ajam, critiquem, lutem!!!


Foto cedida por Shizzy







Demónio

5 comentários:

Anónimo disse...

a mim custa.me assistir a monotonia da vida, a rotina que ate o planeta parece ter ganho por convivio com os humanos. ate a globalizaçao levou ao derrame da inutilidade mental bem como fisica do "sapiente". mas o que mais me custa e ouvir os "antigos" dizer "no meu tempo era diferente. voces jovens tem e a vida muito facilitada."
pois temos. mas nao fomos nos quem criou a sociedade porca e de gente escumalha em que vivemos agora. criaram um mundo d tristeza, desigualdade, puseram fim a irmandade, a lealdade...e deixaram a gente futura para se responsabilizar pelos seus erros.
pois, mesmo assim nao me importo. desde que lute por causas nobres tenho a conscienca em paz. so tenho pena de ter que ser eu e tu e tantos como nos a limpar a cagada dos outros e ainda sermos acusados de preguiçosos, infantis, inconscintes.
e preciso alargar horizontes. e preciso criar uma uniao activa. que fale e nunca cale, que faça e nunca pare!

Anónimo disse...

Engraçado... vocês falam de um assunto sobre o qual ando a pensar escrever algo... Os adultos, e eu sou adulta, acomodam-se, têm medo da mudança e daí refilarem tanto com os jovens, vendem os seus sonhos por electro-domésticos, hipotecam a sua vida em troca de uma casa e de um carro e... depois só são felizes se fizerem exactamente o mesmo que a maioria faz... O mais engraçado é que nem sequer é o instinto que comanda tudo isto, como nos animais, é a razão... mas que razão que nos leva a escolher aquilo que arazão dos outros escolhe... em vez da felicidade apostam no sucesso, em vez da novidade apostam na estabilidade

Anónimo disse...

Beijinhos... Por favor não se esqueçam daquilo que hoje está aqui registado no vosso post. Lu
Obrigada pela visita e pelas palavras simpáticas!!

Anónimo disse...

é mais facil viver o msm d sempre, do que experimentar a novidade, os riscos sao menores...
no entanto, ha risco em todo o lado, porque nao arriscar e viver os nossos verdadeiros sonhos??
os adultos-alguns- sao cabeças dificeis de moldar, de ensinar novos conceitos, cabe-nos a nos mudar algo, nem que seja pouco...
um beijinho... Eliana

Sathya disse...

Nem eu tinha dito melhor...epa exelente 0) e eu compreendo-vos porque va sou um jovem da vossa idade tambem e sei o quanto pode ser stressante estar com pais em casa a stressarem-nos porcausa dos exames. Felizmente hoje saio as notas e ja nao ha mais stress =)
Bem quando a nossa geraçao for adulta acho que as coisas vao mudar. Estao a haver muitos ramos diferentes na evoluçao humana e cada um deles muito diferentes. A humanidade esta em decadencia...Ja ninguem sonha...e uma paisagem triste aquela que se esta a desenhar nos dias de hoje